EIC Montreal “adota” seção do Hospital Cardoso Fontes

06:45 Postado por EIC MONTREAL

Dentro do espírito dos programas de Cidadania e de participação na comunidade, os professores da EIC Montreal, com o apoio do CDI, “adotaram” uma das alas do setor Hospital Dia – Imunologia Infantil, do Hospital Cardoso Fontes em Jacarepaguá.

As Assistentes Sociais, Enfermeiras e Médica deste setor fazem aplicações de medicamentos fortes em crianças com doenças imunológicas graves (HIV, câncer, etc), o que exige que as crianças e adolescentes permaneçam todo o dia no hospital para um acompanhamento médico próximo, em dependências pequenas e com entretenimento muito limitado.

Por solicitação do Prof. Justino, do Montreal, que também faz capelania neste hospital todas as 4ª e 6ª feiras a tarde, a equipe da EIC Montreal desenvolveu uma “Caixa Preta de Entretenimento e Educação” para os meninos que precisam ficar o dia todo por lá. Recebemos do CDI a doação de 2 computadores antigos e bastante simples conforme solicitamos, e carregamos neles diversos programas livres educacionais e de entretenimento, uma copia reduzida e fechada da Biblioteca Montreal de Histórias em Quadrinhos, e alguns filmes infantis compactados, tudo cabendo num antigo HD de 10 GB ! O computador foi lacrado e as entradas de CD/DVD e USB retiradas para se evitar cópias ou invasões. Não há acesso a Internet nestas Caixas Pretas ...

No dia 28 de Dezembro instalamos estas maquinas em comodato nesta seção do Hospital, com muito sucesso ! Veja nas fotos abaixo o interesse e a facilidade de aprender do Yago e do João, dois dos pacientes daquele dia, já usando os programas como o SEBRAN, o Ariê e a Biblioteca de HQ.

.......................................... clique nas fotos para amplia-las
.....................
.
....................
.
A equipe da EIC Montreal vai acompanhar o desempenho desta iniciativa junto a equipe de atendentes da Imunologia Infantil, aprimorar o processo e possivelmente expandir, por solicitação deles, com mais “Caixas Pretas de Entretenimento e Educação” em outras áreas deste hospital.

Gostaríamos no futuro de levar alunos voluntários da EIC Montreal para entreter e ler para os pacientes do hospital usando estas Caixas Pretas .

0 comentários: