PROJETO BLOG

12:08 Postado por EIC MONTREAL

PROJETO BLOG



O link escolhido pelo educador para usar o conteúdo blog, é:

http://www.blogger.com

Inicialmente usaremos o blog como um diário virtual ou uma página pessoal onde os aluno poderão postar dados pessoais e fora do conteúdo direcionada da EIC.
Pode –se incentivar que eles postem os pensamentos do dia-a-dia de cada um e que todos os endereços fiquem disponíveis para a turma.

Usando codinomes (nick), os alunos e alunas colocariam ali suas idéias, suas visões de mundo, comentariam textos uns dos outros, entrariam em contato com outros blogs e sites. E nós quando deixando os alunos livres para criar, sem compromisso de resultado ou nota, teremos o que há de mais valioso nesta relação: passaremos a conhecer a cabeça de nossos alunos, seus sonhos, medos, desejos e interesses.

Esse será o exercício inicial para criar o blog.

Passo 1 – acessar o site
Passo 2 – cadastrar
Passo 3 – utilização

Para intensificar o conteúdo programado podemos convidar os alunos para criarem, juntos, um blog da turma. Todo o processo — escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os “objetivos” do blog — pode ser feito coletivamente (todos juntos). A turma pode criar o blog “Dúvidas”, e todos os alunos, de casa (se tiverem Internet) ou da eic, vão colocando questões que aparecem em seu dia-a-dia para serem discutidas e solucionadas nas aulas. A turma criando o blog, teremos a vantagem de estar sempre mostrando novos textos, imagens, idéias. Se cada aluno colaborar com o blog uma vez por semana, já serão várias novidades por dia.

(É bom lembrar que os servidores tiram do ar os blogs que ficam muito tempo sem atualizações.)

Criaremos um jornal com as novidades, curiosidades, notícias e fofocas da turma. Grupos de alunos poderiam assumir cada parte ( notícias da eic; notícias da turma; cultura; esportes; jogos da montreal; colunas de opinião; classificados etc.) e o jornal estará sempre atualizado e sempre disponível na Web, para quem quiser ler.

Os recursos dos blogs podem representar um degrau na capacidade de comunicação dos alunos, pois convidados a se divertir, eles estarão exercitando a leitura, a escrita, o senso crítico e a familiaridade com a informática. Certamente funcionará como um incentivo para que os alunos conheçam melhor a Internet e transformem informação em conhecimento.

1 comentários:

  1. Tiago de Aragão disse...

    O projeto Blog é a cara dos novos rumos da educação.
    É moderno, é atraente e interage.
    E me pergunto, como mesclá-lo com o a PPP?

    mas de início, parabéns!